A MRTS

A MRTS Consultoria e Engenharia Ltda. conta com três Sócios na atualidade e diversos colaboradores e parceiros fixos, com grande experiência no Setor Elétrico Brasileiro, sendo que dois de seus Sócios tem cerca de 40 anos de experiência no Setor. A empresa, fundada no início da década de 90 tem atuado desde então em planejamento de sistemas de geração e transmissão, análise de confiabilidade de sistemas de geração e transmissão, estudos elétricos e energéticos de modo geral, estudos regulatórios, bem como desenvolvimento de modelos computacionais e projetos de pesquisas e desenvolvimento.

Desenvolveu ainda estudos de desenho de mercado para países da América do Sul e América Central, destacando-se Venezuela, El Salvador e Bolívia, tendo desenvolvido também, em parceria com a Promon, estudos para definição de critérios e procedimentos de Planejamento da Expansão para a Costa Rica e México. Destaca-se ainda a participação ativa de seu Sócio Principal nas reformas ocorridas no setor elétrico brasileiro, inicialmente em âmbito do Projeto Re-SEB, depois nos estudos do Comitê de Revitalização do Setor Elétrico, em seguida no Projeto RE-SEB.com (contratado pelo MME) e, finalmente, atuando como um dos cinco principais técnicos envolvidos na formulação do atual Modelo Institucional, nos anos 2003 e 2004, até a promulgação das Leis 10.847 e 10.848.

Recentemente, tem desenvolvido modelos de avaliação de complementaridade de fontes renováveis, avaliação de portfólios de fontes eólicas / solares / biomassa e hidrelétrica, incluindo estudos de estratégia ótima de comercialização de energia como um trade-off entre maximização de retorno e atendimento a limites de risco financeiro, como também tem desenvolvido modelos de negócio para viabilizar a comercialização de fonte eólica e biomassa no Mercado Livre.

Os Sócios Diretores são: Prof. Dr. Dorel Soares Ramos (Sócio Administrador); Prof. Dr. Marcus Theodor Schilling e Engº José Roberto de Andrade Chaves.